EM DESTAQUE

SERIA O FIM DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE SAÚDE EM SERGIPE? QUESTÃO DE ORDEM

Diante de um cenário de incertezas é possível mesmo que a Fundação Hospitalar de Saúde acabe? Porque? Isso acontecendo, como ficaria a s...

27 de outubro de 2013

QUASE TUDO DEMOLIDO PARA INÍCIO DAS OBRAS DO NOVO SHOPPING DE ARACAJU

Homens e máquinas continuam trabalhando para demolir, aos poucos, toda a antiga estrutura da Indústria de tecelagem Sergipe Industrial - SISA, no Bairro Industrial. Outros imóveis, no entorno da Fábrica e que também eram de propriedade dela, já foram ao chão. No local será construído o mais novo shopping center de Aracaju, sendo o 3º da capital e o primeiro na zona norte da cidade. Segundo operários da obra, a demora na retirada dos entulhos, através da empresa Torre,  é devido a necessidade de aproveitamento, para outros fins, de parte da estrutura metálica, mas, falta pouco para a demolição total.

ESTRUTURA e INVESTIDORES
 Arte: Aracaju, como eu vejo
O shopping, conforme
projeto já aprovado, será de médio porte, com expectativa de atender um fluxo aproximado de 20 mil pessoas por dia, com um perfil de público das classes B e C, sendo 65% formado por mulheres. O
empreendimento será chamado de ARACAJU SISA SHOPPING, fazendo alusão ao antigo nome da Fábrica de tecelagem e será construído em área de aproximadamente 36.300 m². Terá como escopo de construção a utilização de 3 pisos para lojas e deckpark com 7 pavimentos e aproximadamente 200 lojas, sendo: "âncoras", megas, satélites, fast-foods, restaurantes, cinemas e parque. Serão destinadas para o clientes e visitantes cerca de áreas de 1.400 vagas de estacionamento. O grupo empresarial à frente do negócio é de uma família tradiconal de Sergipe, com forte atuação nas áreas de Indústria Têxtil e Comunicação.

VISTA PANORÂMICA
Parte do Shopping terá como principal vista panorâmica o Rio Sergipe na Orlinha do Bairro Industrial, hoje dos pontos turísticos da zona norte. Um pouco mais ao fundo, a Ponte Aracaju/Barra. O acesso será pela Avenida João Rodrigues.

A CAPELINHA
A capelinha permanece
A dúvida que pairou no ar entre os moradores e católicos da localidade foi sobre o destino da Capela São João Batista, construída pelos patriarcas da família empresarial, assim que a SISA foi concebida. Nela, fiéis da Paróquia São Pedro Pescador participavam das missas até os primeiros meses deste ano quando os atos religiosos tiveram que ser suspensos em função do obra. A  impressão inicial era que o templo seria destruído, mas, depois, foi confirmado por um dos sócios que além de ser mantida a igrejinha será restaurada. A expectativa, inclusive, é que ela seja um diferencial no empreendimento.












O PRAZO
Ainda não há uma data definida, mas, estima-se que o empreendimento já esteja bem adiantado até o final do ano que vem.

IMPACTOS NA ECONOMIA
Num primeiro momento é provável que ocorra um temor por parte de pequenos empresários da localidade em relação a perda de clientela, mas, como em tantas outras situações em que o progresso chegou, aos poucos, espera-se uma adequação na cadeia produtiva.  Por outro lado, a expectativa do grupo empresarial é que, pela facilidade do acesso, o empreendimento atenda a uma expectativa de público não só da zona norte de Aracaju, como também da região metropolitana, a exemplo dos conjuntos habitacionais do Complexo Taiçoca, em Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros.
Acesso será pela Av. João Rodrigues.



7 comentários:

marcelo disse...

Acho que Aracaju não tem população para ter três shoppings, além de pequena a cidade, o preconceito sobre área é grande!!!!!

Cláudio disse...

A Grande Aracaju tem população para ter 4 ou 5 shoppings. Preconceito se vence com investimento, em diversas cidades áreas centrais foram revitalizadas com a construção de shoppings centers. Acho que será uma boa e que vai dar certo. Tem mais sempre que um empreendimento desse porte é iniciado tem sempre alguém para dizer que não vai dar certo, que vai afundar no mangue, que vai quebrar (síndrome de Aracaju). Penso que quando alguém vai investir milhões, faz antes uma pesquisa de mercado segura, porque dinheiro não é capim. Assim eu não acho nada. Que acha é quem não sabe de nada.

MARIO ALMEIDA disse...

Interessante como a população de Aracaju se faz provinciana. A mesma é tão desinformada e sem auto-estima que acredita que não existe qualquer condição para o avanço econômico e social. - Pois bem, conforme o leitor Cláudio manifestou, Aracaju tem condições para ultrapassar sim a marca dos 03 shoppings. - Primeiro que temos o maior poder aquisitivo entre as cidades do norte e nordeste brasileiro. Aracaju em sua área territorial possui uma população equivalente a cidade de Lisboa em Portugal, bem como, da cidade de Londrina que conta com quatro shoppings centers. - Além do que para um empreendimento deste porte dar certo e se consolidar é preciso saber que público atender, - é preciso ter um mix de lojas em consonância com a demanda do seu entorno, da mesma forma que é preciso haver um diferencial sobre os demais. - Será que o leitor Marcelo nunca entrou no Shopping Jardins para perceber que embora, em uma área dita elitizada, o Jardins é um shopping altamente popularesco? - até mais que o Shopping Prêmio????? Nunca percebeu que o contingente de transeuntes no Jardins esta acima do tolerável no que se prima pelo conforto? - Caro Marcelo, saia do seu mundinho, e viaje mais, - se possível é claro, e verá que fluxo não significa necessariamente o sucesso de um empreendimento, mas, sua capacidade de venda. - Por exemplo, os shoppings direcionados a classe A, - tipo o Shopping Cidade Jardim (em São Paulo), não há praça de alimentação, - justamente, porque seu público tem foco na compra, e quando quer se alimentar vai aos restaurantes, e não comprando sanduíche em fast food.

MARIO ALMEIDA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MARIO ALMEIDA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
KEIKA SILVA disse...

Tenho certeza que o shopping vai dar
certo. Temos que deixar de pensar pequeno. É para frente que se anda!

KEIKA SILVA disse...

Tenho certeza que o shopping vai dar
certo. Temos que deixar de pensar pequeno. É para frente que se anda!